Blog

Vendas: uma profissão sem rotina

Eduardo Tevah

Eduardo Tevah realizará o Workshop "Como Vender nos Novos tempos?" no dia 26 de outubro. Confira uma matéria completa e entenda um pouco mais sobre como funciona o dia a dia do vendedor!

Nunca irei me esquecer de uma visita alguns anos atrás a uma grande fábrica de tênis da região do Vale dos Sinos aqui no Rio Grande do Sul.

Convidados a fazer uma visita pela indústria, me deparei com um jovem que devia ter perto de 25 anos. Seu trabalho era o seguinte: sentado em um banquinho, com as mãos ele encaixava a parte superior de um tênis em uma máquina. Em seguida, encaixava um solado em outra máquina ao lado. Puxava então uma contra a outra quando o solado era então unido a parte de cima do tênis. Esse trabalho não demorava mais do que 30 segundos. Em seguida, ele pegava o próximo tênis, o próximo solado e repetia a operação. Confesso que devo ter ficado talvez uns 5 minutos olhando aquele rapaz fazer o mesmo trabalho, tudo sempre igual, assustadoramente igual e repetitivo. Com mais atenção, vi que o rapaz usava um protetor anti-ruído nos 2 ouvidos devido a poluição sonora do local e me dei conta que durante o expediente, ele não conseguia conversar com ninguém. A fábrica tinha um calor insuportável e a vontade que a gente tinha era de sair correndo dali.

Pensei novamente naquele jovem: um dia inteiro fazendo o mesmo trabalho mecânico, sem poder conversar com ninguém num calor infernal. E não pude deixar de me lembrar o quanto a profissão de vendas é maravilhosa. Ela faz com que todo dia seja novo, na verdade nunca existirão sequer 2 clientes iguais. Vamos vender muito ou pouco? O que interessará ao próximo cliente? Será que vamos fechar essa venda?

Meus amigos, em vendas a adrenalina consiste nessa emoção, nessa capacidade que temos de nós mesmos criarmos nosso dia. E abençoados somos de podermos trabalhar em uma atividade tão maravilhosa.

Meus amigos, como somos felizes. Alguns dirão:

-Ei, você está esquecendo do stress da venda !!!

O que, stress? Stress é passar 09 horas num dia fazendo a mesma coisa.

Vender não é para qualquer um. Vender hoje é assunto para profissionais, mas cada vez mais me convenço que o sucesso em vendas está muito relacionado com a felicidade com que você trabalha, com o prazer que você tem de servir aos outros, com seu tesão por vencer desafios. Acredite: o sucesso hoje é 40% técnica e 60% emoção. Trabalhe com felicidade e amor no seu coração e você vai vender cada vez mais.


Eduardo Tevah possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de gestão e formação de equipes. Ele estará em Brasília no dia 26 de outubro para o workshop "Como Vender nos Novos Tempos?".

Quer saber mais e garantir sua presença? Clique aqui!

comentários operados peloDisqus