Evento

Lígia Fascioni e Gilberto Dimenstein

Programação

27/06/2016 - 19:00 às 20:30

LÍGIA FASCIONI

ORGANIZAÇÕES E PESSOAS EM TEMPOS DE MUDANÇAS

Currículo

Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design. Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo.
Publicou sete livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos. Suas principais áreas de trabalho são gestão (marketing, identidade corporativa, planejamento estratégico, gestão de riscos), inovação (design, design thinking, ferramentas e melhores práticas) e liderança. Atitude profissional é um tema transversal inserido implícita e explicitamente em todas as suas atividades.
Desde 2011 reside em Berlim, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e estuda inovação. Além de colaborar como colunista em vários portais e oferecer workshops em português na Alemanha, viaja duas vezes por ano ao Brasil para palestrar e ministrar cursos.


Objetivo

A palestra apresenta os conceitos de marketing (incluindo o nível 3.0) e inovação, além da relação entre eles e as principais tendências de consumo e gestão. Também sugere práticas e atitudes que podem ajudar profissionais e empresas a se adaptarem aos novos tempos e padrões de exigência do mercado.


Conteúdo

• Mudanças de mercado: marketing 3.0

• 10 hábitos de um profissional inovador

• Foco no cliente


27/06/2016 - 21:00 às 22:30

GILBERTO DIMENSTEIN

A ERA DA CURADORIA. O QUE IMPORTA É SABER O QUE IMPORTA!

Currículo

É, na atualidade, um dos jornalistas brasileiros de maior renome internacional. Completou sua educação em escolas paulistas, tendo estudado na Faculdade de Jornalismo da Fundação Cásper Líbero.
Gilberto é atualmente membro da Iniciativa de Liderança Avançada da Universidade de Harvard, onde trabalha em parceria com pesquisadores do Media Lab do MIT em um programa de internet para ajudar as cidades a se transformarem em comunidades de aprendizagem (laboratórios cidade aberta, conhecidos como “Catraca Livre” (Turstile Free) no Brasil).
Dimenstein viveu em Nova York, nos Estado Unidos, onde foi um visiting scholar no Center of Human Rights da Columbia University. É membro da Comissão Executiva do Pacto da Criança, coordenado pelo Unicef desde 1992. Na ocasião, foi nomeado expert on mission. Uma bolsa de estudos lhe foi oferecida pela MacArthur Foundation para investigar a violência e a prostituição da criança na Amazônia, entre 1991 e 1992. O resultado foi livro “Meninas da noite”, já publicado em vários países.


Objetivo

Levar a ideia de curadoria do conhecimento. Apresentar esse novo conceito e iluminar vários aspectos de nossa cidadania. Pois, como apontam aqui, a formação continuada para a prática da curadoria, isto é, da socialização e mediação dos saberes, torna-se fundamental nesta nova era, seja nas escolas, seja nas empresas ou nos meios de comunicação, como forma de empoderamento do indivíduo.



Conteúdo

• Comunicação x Informação X Educação

• Era do conhecimento: educação e formação de pessoas em tempos velozes

• Ansiedade no mundo contemporâneo

• Curadoria do conhecimento

• Mediação do “saber”: o que é relevante?

• O conhecimento e o empoderamento do indivíduo