Evento

Oscar Motomura
Liderança transformadora e gestão para novos tempos

Informações




OSCAR MOTOMURA é o fundador e principal executivo da Amana-Key, uma das organizações mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas do setor empresarial e governamental, e da sociedade civil.

Executivo multidisciplinar, com uma experiência de mais de trinta anos na liderança de projetos de alta complexidade, Motomura é considerado um dos mais criativos especialistas em estratégia do país. A expressão “equações impossíveis”, cunhada por ele, resume muito bem o foco de seu trabalho: situações altamente desafiadoras e aparentemente sem solução. Segundo costuma dizer, “quanto mais difícil uma equação, mais atraente ela é, porque exige ‘criatividade radical’, a descoberta de caminhos inéditos e soluções jamais testadas antes”.

Na visão de Motomura, o “impossível” deve ser encarado como algo ainda não viabilizado devido a limitações e barreiras reais (de difícil superação) ou culturais/imaginárias (“fabricadas” pelo mental das pessoas). Em sua definição, o papel essencial da estratégia é viabilizar o impossível (visto que viabilizar “o que já é viável” não requer criatividade nem competência...).

Motomura vem trabalhando em consultoria para grandes empresas nacionais e multinacionais e também para organizações governamentais, especialmente em projetos de reinvenção estratégica e preparação para o futuro, incluindo evolução cultural, integração de culturas, revisão da própria identidade da organização e preparação do time de alta administração para os desafios internos e externos à frente.

É conhecido pelo seu carisma e estilo único na condução de eventos educacionais de grande porte e na mediação de debates abertos sobre temas complexos e polêmicos. Sua formação multidisciplinar, criatividade e visão sistêmica têm sido fundamentais para a facilitação de diálogos, mesmo os mais robustos, com líderes dos mais diferentes setores.

Além de CEO da Amana-Key, Motomura é um cidadão ativo do país e do mundo, criador de várias iniciativas ao longo das últimas décadas, como os projetos/movimentos “Estratégia de país”, “Eleitores conscientes”, “Projeto Jovens”, “PGE - Programa de Gestão Empreendedora” (para jovens universitários) e outros na área de responsabilidade social e sustentabilidade.

Como principal acionista da Amana-Key, vem fazendo com que todos os resultados gerados pela Amana-Key sejam reinvestidos na evolução da própria organização e aplicados em projetos ligados à evolução do todo maior (na área da ética e da busca do bem-estar para todos).

Motomura é também co-chairman do Conselho Internacional da Carta da Terra e da Iniciativa Carta da Terra em Ação.

Objetivo


Neste evento de dois dias integrais, Oscar Motomura fará uma síntese do que há de mais avançado na área de gestão, estratégia e liderança (especialmente quando aplicado no processo de criação de soluções para as “equações impossíveis” que a Amana-Key vem ajudando a resolver para organizações da área pública e privada). A transformação de organizações pela raiz a partir de processos altamente participativos será um dos principais focos do evento. Nestes dois dias superintensivos, os participantes terão também uma visão de soluções radicalmente criativas para a viabilização do necessário alinhamento que deve existir em todos os níveis de liderança da organização (dos líderes da cúpula à gerência intermediária e daí para os níveis de coordenação e supervisão da linha de frente).

Conteúdo


• Os grandes desafios que caracterizam os tempos em que vivemos hoje e a necessidade de criação de inovações radicais em gestão e liderança;

• De uma cultura de mudanças incrementais (que ainda prevalece em muitas organizações) para uma cultura de transformações pela raiz;

• A mobilização coletiva da engenhosidade humana para a viabilização do impossível (como caminho para projetar a organização para o futuro);

• A relevância do alinhamento de todos os níveis de liderança da organização para a viabilização dos necessários processos de transformação;

• Design organizacional (inspirado em sistemas vivos) altamente flexível e em contínua transformação que honra o estado de permanente transição que caracteriza os tempos atuais;

• Inovações que estão sendo incubadas hoje nas organizações de vanguarda que estarão reinventando a gestão e a liderança no futuro.