Brasília | Gestão da inovação - Estratégia e execução • Rivadavia Drummond
Programação
04/08/2022 - 08:30 às 18:00
CurrículoRIVADÁVIA DRUMMOND
GESTÃO DA INOVAÇÃO - ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO
Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.
Objetivo
A inovação é parte da estratégia de qualquer organização, e é a partir deste conceito que Rivadávia Drummond acredita que a inovação é a única forma de gerar crescimento, e toda organização busca crescimento de alguma forma, independente da sua estratégia. O programa tem por objetivo principal auxiliar os participantes a entenderem o que é a inovação, e para isto, Rivadávia desenvolveu um programa com metodologias ativas e participativas e apresenta um framework com modelo para que os participantes se inspirem e compreendam o processo de inovação estratégica dentro da organização.
O modelo criado por Rivadávia possui 4 elementos:
1. Qual a estratégia da organização, como ela gera crescimento e de que forma a inovação contribui;
2. Quais fatores vão facilitar e dificultar a execução da estratégia;
3. Quais ferramentas a organização possui para fazer a inovação;
4. Métricas: como medir a inovação na organização.
Através deste modelo e do framework, a organização passa a ter gestores aptos a aplicar a inovação e alcançar crescimento na organização.
Conteúdo
PARTE I – A INOVAÇÃO
• Conceitos fundamentais
• Pensamento visual e storytelling;
• A importância de falar a mesma língua
• Cases de inovação ao redor do mundo;
• As grandes armadilhas da inovação;
• Como colocar a inovação na estratégia da instituição;
PARTE II – INOVAÇÃO ESTRATÉGICA
• Como definir a estratégia ideal – Estratégia deliberada x Estratégia emergente
• Inovação Tecnológica x Inovação Modelo de Negócio
• Modelo de inovação estratégica – Alavancas da inovação
PARTE III – INSPIRAR, EXPERIMENTAR E PROTOTIPAR;
• Modelo de negócio
• Conceitos
• Modelo de negócios convencionais x Modelo de negócios Sociais
• O que medir nos processos de inovação?
PARTE IV – A PROSPECÇÃO PARA O FUTURO