Brasília • Inovação, transformação digital e código inovador • Rivadávia Drummond
Programação
19/10/2022 - 08:30 às 18:00
CurrículoRIVADÁVIA DRUMMOND
INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E CÓDIGO INOVADOR
Rivadávia Drummond possui Pós-doutorado pela Faculty of Information Studies da Universidade de Toronto, no Canadá. É doutor, mestre e bacharel pela UFMG, além de especialista em Negócios Internacionais pela PUC Minas. Atualmente é Global Business Development Officer e Professor of Practice na Arizona State University (EUA), além de Visiting Associate Professor na Hong Kong Polytechnic University. Foi Presidente da HSM, Reitor do UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte, Partner e Board member do Grupo Anima de Educação, Professor da Fundação Dom Cabral, Sócio Diretor da Rivadávia & Associados e Associate Professor na Universidade de Hong Kong. Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.
Objetivo
Curso atual e inovador sobre a inovação, as ferramentas da transformação digital para o mundo corporativo e como utilizar o código inovador.
Conteúdo
Parte I - LIDERANÇA EMPREENDEDORA
• O que sobrou do conceito de LIDERANÇA?
• Liderança na ERA da INCERTEZA
• Os 4 papeis do LIDER EMPREENDEDOR
• O fim da vantagem competitiva: O que há de novo no campo da Estratégia?
• Gestão Tradicional x Gestão Empreendedora: diferenças, desafios e o que você precisa aprender
• Cultura Digital
Parte II - OS 5 DOMINIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e o CÓDIGO DO INOVADOR
• O que é transformação digital?
• Panorama da transformação no Brasil e no Mundo
• As armadilhas de fracasso das iniciativas de transformação digital
o Armadilha 1: Estratégia
o Armadilha 2: Cultura
o Armadilha 3: Liderança
• OS 5 DOMÍNIOS da Transformação Digital e as 4 ETAPAS do Código do Inovador
o Domínio 1: DADOS – gerador de valor de dados
o Domínio 2: ESTRATÉGIA/COMPETIÇÃO – trem de valor competitivo, mapa de modelo de negócios em plataforma
o Domínio 3: CLIENTES/ CIDADÃOS/SOCIEDADE – gerador de estratégia de redes de clientes
o Domínio 4: PROPOSTA DE VALOR – roteiro de proposta de valor
o Domínio 5: O CÓDIGO DO INOVADOR e as METODOLOGIAS ÁGEIS
Parte III – METODOLOGIAS E PROCESSO APLICAVÉIS
• A metodologia TTO (Tools, Tests, Outcome) – Ferramentas, Testes e Resultados
• O Processo de Inovação:
o Geração de INSIGHTS: aprendendo a saborear as surpresas
o FERRAMENTAS: O DNA do Inovador: questionar, observar, experimentar e formar redes; sistema de captura de insights
o TESTES: os testes da prova e do voto
o RESULTADO: lista de “sacadas” de oportunidades
PARTE IV - ENQUADRAMENTO DO PROBLEMA
• Descobrindo o problema a ser resolvido
• FERRAMENTAS: tempestade de dores, etnografia,
• Digital ethnography, entrevistas de aconselhamento
• TESTES: teste de fumaça, teste da chamada de surpresa
• RESULTADO: declaração da visão do cliente