Evento

Ayres Britto e Leandro Karnal

Programação

30/05/2017 - 19:00 às 20:30

AYRES BRITTO

O QUE FAZ A ÉTICA… E O QUE FAZ A FALTA

Currículo

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, instituição da qual se tornaria professor, é mestre e doutor pela PUC-SP. Ocupou, em Sergipe, os cargos de Consultor-Geral do Estado, Procurador-Geral de Justiça e Procurador do Tribunal de Contas do Estado. Foi conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil e membro da Comissão de Constituição e Justiça do órgão. Lecionou na PUC-SP como assistente do professor Michel Temer. Em 2003, foi nomeado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Foi eleito presidente do STF em 2012. Após deixar o STF, retornou à advocacia e tornou-se presidente da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB.


Objetivo

Discutir a especificidade da ética profissional como instância argumentativa e deliberativa, de princípios norteadores da conduta no trabalho, e da construção de relações sadias entre o trabalhador e seus públicos. Discutir a especificidade da ética do servidor público em relação aos demais trabalhadores, definindo seus paradigmas, seus protocolos específicos e seus métodos de definição normativa.


Conteúdo

• Virtudes da ética;

• Ética de resultados;

• Ética e responsabilidade social;

• Ética de princípios;

• Ética do discurso: a ética como resultado de uma argumentação coletiva em busca do aperfeiçoamento da convivência.


30/05/2017 - 21:00 às 22:30

LEANDRO KARNAL

SOCIEDADES INTELIGENTES - GESTÃO DE MUDANÇAS

Currículo

Leandro Karnal é historiador, doutor em História social pela USP e professor na UNICAMP. É convidado de programas como o Jornal da Cultura e Café Filosófico. Escreveu em autoria ou co-autoria mais de dez livros, alguns dos quais estão entre os mais vendidos do Brasil, como “Verdades e Mentiras” ; “Felicidade ou Morte”; “Pecar e Perdoar”; “Detração – breve ensaio sobre o maldizer”; “História dos Estados Unidos “ e “Conversas com um jovem professor”. É membro do conselho editorial de muitas revistas científicas do país. É colunista fixo do jornal Estadão e tem participações semanais nas rádios e canais de TV do grupo Bandeirantes. Foi entrevistado por quase todos os grandes nomes da televisão como Jô Soares e Marília Gabriela e suas análises ocupam páginas de revistas de circulação nacional. Seus vídeos e frases circulam pela internet com grande popularidade.


Objetivo

As sociedades inteligentes são eficientes em identificar e resolver seus problemas rapidamente; fornecem condições para que a criatividade floresça em todos os segmentos produtivos e gerenciam as informações com habilidade. Neste contexto, uma organização que se pretenda excelente, deve cuidar para que as crenças vigentes, as formas de resolver conflitos e o modo como valoriza as Inteligências individuais correspondam às exigências dos tempos modernos.

Quando as mudanças são necessárias e inevitáveis, é preciso debater sobre questões como: quem controla a mudança? Como eu me torno um gestor de mudanças? Mudar é sair da zona de conforto? Estas e outras questões são abordadas na palestra pelo professor e historiador Leandro Karnal.


Conteúdo

• Quais as condições para que a criatividade floresça?

• Quais as crenças vigentes?

• Está mais fácil resolver conflitos?

• Valorizando as inteligências individuais.